Rugas

As rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o envelhecimento. Ao longo dos anos, surgem microdobras devido ao movimento de nossos músculos e membros, além claro da perda de colágeno no processo de envelhecimento.

As rugas conhecidas como dinâmicas, superficiais ou de expressão estão diretamente ligadas ao movimento da face. Os sulcos de expressão acontecem justamente em conseqüência da repetição constante de determinados movimentos faciais, como franzir a testa, por exemplo.

Existem também as rugas conhecidas como profundas, estáticas ou de envelhecimento. Geralmente podem ser observadas em pessoas com um pouco mais de idade, justamente por sua ligação direta com efeitos do tempo sobre a pele e o corpo, mas também pode estar associada aos efeitos solares. O sol e os demais fatores causam, com o tempo, rupturas nas fibras mais profundas da pele, especialmente nas do colágeno.

Fatores de aceleração do aparecimento de rugas:

 

• Fumar;
• Exposição solar e poluição;
• Beber pouca água;
• Sedentarismo e estresse;
• Consumo excessivo de gorduras e açúcar.

 

O processo progressivo de envelhecimento é algo intrínseco da vida, mas sim, é possível com a ajuda de tecnologias e uma experiência médica e clínica, prevenir ou atenuar rugas. Quanto antes começarmos o prejuvenation, ou seja, os cuidados antecipados para prevenir, melhor!


 

DICA EXTRA!

Ginástica Facial: se eu puder trazer um bônus para você que deseja evitar as rugas ou, até mesmo, atenuar as existentes: ioga facial ou ginástica facial. Se acha que a prática é fazer caretas em frente ao espelho, na verdade é muito além disso. É claro que os tratamentos dermatológicos como botox, estimulação de colágeno (e outros que conto aqui), são fundamentais e profundos, mas a ginástica facial visa tonificar a musculatura da face e ao fazer o exercício de maneira adequada, suas fibras musculares ficam mais oxigenadas devido a vascularização da área.

TRATAMENTOS:

Toxina Botulínica

 

Muito conhecida nos consultórios e internet, a toxina botulínica, também conhecida como BOTOX, é uma substância produzida a partir de uma proteína vinda da bactéria clostridium botulinium e seu uso tem a capacidade de retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão, preservando a mímica facial, mas evitando forças exageradas e o surgimento de novos sulcos e rugas.

A sua ação relaxa os músculos, diminuindo a força de contração da musculatura e das expressões fazendo com que as rugas de expressão, que provocamos involuntariamente, deixem de acontecer e aliviando o aspecto de cansaço.

Apesar da substância ser usada em diversas áreas da medicina – como no tratamento de enxaqueca e excesso de suor (hiperidrose) – sua maior procura é para fins estéticos e, na cosmiatria, é indicada para tratar as linhas da testa, rugas ao redor dos olhos, vincos entre as sobrancelhas e, até mesmo, a “feição de bravo” que carregamos devido às marcas de expressão na região frontal da face.

Mas Dra, vou ficar sem expressão?

Existe uma ideia de que quem faz botox fica sem expressão, mas isso não é verdade. O que acontece, como explicado, é uma paralisia controlada e mínima em uma região muscular bem restrita, evitando que ocorra contração do local, e consequentemente, surjam novas rugas.

Com o avanço da dermatologia, temos um resultado de toxina botulínica completamente natural e seguro, por isso é muito importante que sua aplicação seja realizada por um médico dermatologista ou cirurgião de confiança.

 

Pós-procedimento: evitar deitar ou abaixar a cabeça nas 4 horas seguintes ao procedimento e, depois, vida normal.
Tempo de duração do tratamento: uma sessão com revisão após 30 dias.
Resultado:após 48h, com evolução de 15 dias após o procedimento e duração de 4 a 5 meses.
Contraindicação: pacientes com infecções nas áreas a serem tratadas.


 

 

Ultra-Collagen (ultrassom micro focado para as rugas e linhas finas)

 

Este procedimento é indicado para melhoria na textura e firmeza da pele, rugas e flacidez ao redor das pálpebras inferiores e superiores, pés de galinha e rugas em torno dos lábios (código de barras).
É realizado com o transdutor microfocado de 2mm do ultraformer®. Com ela, o médico consegue trabalhar especificamente áreas menores, atingindo linhas e sulcos, e prevenindo o envelhecimento, além de estimular o processo de neocolagênese (colágeno novo), que é um de seus maiores benefícios.

Este tratamento é indicado para o processo de lifting não-cirúrgico, já que atinge desde a camada mais superficial da pele (epiderme) até a derme. É um dos tratamentos para rugas na área dos olhos, utilizando a técnica de Eyelift.

Por agir na primeira camada da pele, este procedimento melhora o aspecto geral sem danificar a pele, ou seja, sem provocar casquinhas, inchaço ou vermelhidão.

 

Pós-procedimento: vida normal, mas a pele pode apresentar um leve inchaço nas primeiras horas.
Tempo de duração do tratamento: sessões mensais.
Resultado: a partir da segunda semana de tratamento.
Contraindicação: pacientes estejam em tratamento oncológico, pacientes que tenham câncer ou tenham se recuperado recentemente e pacientes com histórico de colagenoses (doença autoimune do colágeno).


 

 

Termoporação (Tixel®)

 

O Tixel® é uma termoporação (diferente de ultrassons, radiofrequências e lasers). Tecnologia revolucionária no Brasil, o tratamento age empregando o uso do calor para produzir o efeito desejado: a neocolagênese (formação de novo colágeno) e melhora da sensação de pele envelhecida.

O calor é emitido através de pequenos pinos em forma de pirâmide invertida em contatos curtos com duração de milissegundos.

Quando em contato com a pele, formam-se pequenos poros – podendo ser realizado o drug delivery (entrega e permeação de ativos), potencializando, assim, a absorção de medicamentos e dermocosméticos.

A termoporação é indicada para o rejuvenescimento facial, tratamento de linhas finas, rugas, além de entregar excelente resultado no tratamento da área periorbital, isto é, em torno dos olhos e nas pálpebras superiores e inferiores.

Se existisse um comparativo, poderíamos dizer que possui resultados superiores ao laser de CO2, com a vantagem que pode ser aplicado em peles com fototipo alto, ou seja, peles morenas e ainda não precisa de downtime, aquele tempo de reclusão e espera para normalizar a pele.

Para rugas, o Tixel® é extremamente eficaz, com resultados bem satisfatórios, especialmente para áreas nas quais não é indicada a aplicação do botox.

 

Pós-procedimento: pele levemente avermelhada por algumas horas, vida normal.
Tempo de duração do tratamento: eem média, 3 sessões (podendo sofrer variações de acordo com a necessidade do paciente).
Resultado: a partir da primeira semana de tratamento, com evolução aos 15 dias.
Contraindicação: pacientes que tenham infecção de pele no local a ser aplicado o tratamento.


 

 

Skinbooster

O Skinbooster é um procedimento, à base de ácido hialurônico, considerado um tratamento para correção de perda de água da pele. É injetado na derme e proporciona uma hidratação profunda, estimulando também a produção do colágeno.

Atenção para a diferença entre skinbooster e preenchimento. Ambos são realizados com ácido hialurônico, mas, no preenchimento, o produto é aplicado profundamente e tem como objetivo, a sustentação e volumização. Já no skinbooster, é aplicado na camada intermediária da pele e tem como objetivo a restauração, hidratação e fortalecimento da pele.

O skinbooster é indicado para tratamento de linhas finas, apresentando resultados rápidos, agindo diretamente na reposição de água da pele.

O ácido hialurônico tem como vantagem a atração e a capacidade de manter as moléculas de água ao seu redor e, com isso, ocorre a hidratação cutânea e a produção de colágeno, promovendo um reservatório hídrico, melhorando a elasticidade, maciez e estrutura.

Este procedimento também auxilia na prevenção do envelhecimento, potencializando o viço e a luminosidade da pele. O resultado do Skinbooster é uma pele mais saudável e com um visual mais jovem.

 

Pós-procedimento: pequenos edemas no local da aplicação e possibilidade de surgimento de pequenos hematomas, vida normal.
Tempo de duração do tratamento: 2 ou mais aplicações de acordo com a avaliação médica.
Resultado: 7 dias após a primeira aplicação com melhora gradual da hidratação da pele.
Contraindicação: pacientes que apresentem infecções no local de aplicação.


 

 

Blanching Technique

A Blanching Technique é uma técnica de preenchimento intradérmico natural para linhas finas em torno dos lábios (código de barras), pés de galinha ou rugas periorbitais, além de preencher linhas e rugas da glabela (espaço entre as sobrancelhas) que são o aspecto de “cara fechada”.

É utilizada uma agulha muito fina, posicionada logo abaixo da pele, e um tipo específico de ácido hialurônico, com características de integração diferentes de outros preenchedores. Ele é aplicado em uma camada bem superficial da pele, permitindo uma cobertura das rugas mais suaves. É mais leve ainda que o procedimento de skinbooster.

 

Pós-procedimento: vida normal.
Tempo de duração do tratamento: uma ou duas aplicações, em média.
Resultado: imediato.
Contraindicação: pacientes que apresentem infecções nas áreas de aplicação.


 

 

DRUG DELIVERY (SKINSAVERS)

Drug delivery é uma técnica de permeação de substâncias estéreis e medicamentos através da pele. Para que os ativos penetrem na pele eficazmente na sua profundidade, é necessário promover microcanais na pele e isto é feito com lasers, ultrassom microfocado ou microagulhas.

A partir desses micro canais abertos, é possível oferecer à pele, concentrados e substâncias específicas para a melhora das rugas, a fim de facilitar a penetração dos ativos na pele.

Esses concentrados, também nomeados de Skin Savers, são aplicados topicamente, naturalmente após essas micro aberturas na barreira da pele, ou seja, os ativos são absorvidos mais rápido.

Existem skinsavers para cada objetivo, e nos protocolos para rugas, os ativos atuam na produção de colágeno e rejuvenescimento.

Pós-procedimento: leve vermelhidão.
Tempo de duração do tratamento: em geral, uma sessão mensal.
Resultado: visível de 7 a 10 dias após a primeira sessão.
Contraindicação: pacientes com infecções na pele.


 

 

MICROAGULHAMENTO (IPCA)

A indução percutânea de colágeno através de agulhas (IPCA) é um procedimento que produz micro perfurações na pele com finas agulhas metálicas, podem ou não ser aplicadas substâncias e ativos (o que acontece no drug delivery).

Estas pequenas lesões por si só, já induzem um processo inflamatório e, consequentemente, a produção de colágeno e melhora das rugas finas.

Pode ser realizado com o uso do Dermaroller (aparelho manual) ou DermaPen (aparelho automático) que contém agulhas muito finas, permitindo o encaixe de vários tipos de conjuntos de agulhas em sua extremidade.

 

Pós-procedimento: inchaço no rosto, intensa vermelhidão, requer um tempo de recuperação.
Tempo de duração do tratamento: em geral, uma sessão mensal.
Resultado: visível após 30 dias.
Contraindicação: pacientes com peles muito sensíveis.


 

 

PLASMA LIFT – Blefaroplastia sem cortes

A tecnologia do jato de plasma (JETT PLASMA) chegou ao Brasil em 2017, desde então a utilizamos para o tratamento da dermatoclasia ou dermatocálase, que é o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores.

Também conhecido por plasma shower ou blefarosplastia sem cortes, o tratamento é uma excelente opção para quem tem aquela sensação de “olhos caídos” e não gostaria de realizar a cirurgia de blefaroplastia, que é uma técnica cirúrgica que permite corrigir as irregularidades e excesso de pele nas pálpebras.

Lembrando que é muito importante a avaliação do seu grau de flacidez, pois o jato de plasma médico pode colaborar para postergar a sua blefaroplastia, ajudando na redução da flacidez das pálpebras e excesso de pele da região, além de ser uma das estratégias de tratamento para o efeito foxy eyes, tão falado, que “levanta” o olhar.

Mas como?

O plasma é um gás ionizado que é o quarto estado da matéria, criando uma descarga que é capaz de induzir a alteração da posição dos íons na membrana das células, diferentemente do eletrocautério, equipamento que faz a destruição de lesões dermatológicas.

Tem grande repercussão na área estética, mas o aparelho utilizado na clínica é de uso estritamente médico. Nele, a descarga plasmática é pontual e estreita, atingindo a área de tratamento com muita precisão, sem danificar o tecido saudável circundante, tornando-o mais preciso e seguro do que os equipamentos eletrocirúrgicos de alta frequência já existentes no mercado.

É indicado no tratamento de zonas extremamente delicadas como as pálpebras, permitindo a realização de uma blefaroplastia não cirúrgica, melhorando também as rugas na região periorbital (olhos). O resultado dessa ação é o aumento da produção de colágeno, elastina e a melhoria da microcirculação na pele.

Ao aplicar a energia do plasma em alta ou baixa pressão atmosférica, somos capazes de abordar uma série de preocupações com a pele de maneira muito eficaz.

Os cuidados com os olhos vão muito além dos cremes. É importante entender como a medicina pode ajudar e o jato de plasma é uma tecnologia que gosto bastante.

 

Pós-procedimento: vermelhidão, inchaço durante na região dos olhos durante alguns dias.
Tempo de duração do tratamento:?
Resultado: Após 30 dias já pode observar os primeiros sinais de melhora da flacidez e gradualmente melhora ainda mais.
Contraindicação: Não há.

Para agendar sua consulta ou saber mais sobre os nossos tratamentos, entre em contato.

×