Alopecia ou calvície é um transtorno que afeta homens e mulheres.

Várias causas podem contribuir para a queda de cabelos, entre elas, carência de ferro e vitaminas, alterações da glândula tireóide, estresse, infecções, problemas hormonais, má qualidade da alimentação e uso de medicações que induzem à queda de cabelos.

Existe o distúrbio genético, que acomete tanto homens como mulheres.

O distúrbio genético é chamado de alopecia androgenética. Sua incidência é maior no sexo masculino. É uma condição, geneticamente determinada e progressiva.

Há participação direta do hormônio masculino no processo, e a condição genética determina afinamento progressivo dos fios de cabelo.
A calvície feminina também tem origem genética, podendo ser herdada de ambos os lados da família.

Em geral, começa a ser notada devido ao afinamento difuso dos fios de cabelo. O problema é mais acentuado no vertix do couro cabeludo. O afinamento dos fios é lento e progressivo, ocorrendo um pouco antes dos 50 anos.

O diagnóstico é realizado pelo exame clínico, observando o padrão de queda e pesquisando os antecedentes familiares e afastando as outras causas de queda de cabelos, como carências vitamínicas, doenças crônicas, infecções,alterações da glândula tireóide, dentre outras.

A Dermatoscopia capilar é um exame que auxila no diagnóstico da queda de cabelos.

O teste HairDX Genetic, é um exame, através de uma amostra de saliva, que avalia a predisposição para a calvície de origem genética.

O tratamento da calvície consiste em aplicação local de loções capilares que estimulam a volta do crescimento dos fios. Também podem ser prescritos medicamentos sistêmicos, que atua inibindo a ação hormonal no folículo piloso.

A terapia capilar com Laser de LED é uma opção de tratamento coadjuvante a terapêutica convencional. Consiste na exposição do couro cabeludo e fios remanescentes a uma fonte de luz que estimula a atividade mitocondrial das células do couro cabeludo (fotobiomodulação), melhorando a atividade celular e o aporte de oxigênio e nutrientes para o folículo piloso, auxiliando no crescimento e aumentando a espessura doa fios de cabelo.